Quando falamos de Sucesso, realização pessoal e profissional, sentido de propósito, naturalmente vamos dar a um tópico central – OBJETIVOS.
Antes de avançarmos, gostaria que refletisse e identificasse em qual das 3 situações se enquadra melhor:
A) Não tem grandes objetivos futuros, vive o dia-a-dia. Sensação de monotonia, rotina, desanimo é algo bastante presente na sua vida.
B) Tem GRANDES objetivos para a sua vida. A visão que quer alcançar é de tal forma grande, que luta diariamente para o atingir. Não celebra os pequeninos passos que conquistou. É frequente sentir ansiedade, impaciência e alguma frustração.
C) Tem uma visão GRANDE daquilo que quer alcançar bem como tem claro os PEQUENOS passos e conquistas diárias a que se propõe. CELEBRA cada pequenina vitória, e tem presente que as grandes conquistas não alcançadas e celebradas com as pequenas vitórias diárias. Realização, Consistência, Celebração, Persistência, é algo que trata por tu!
É fundamental compreendermos que uma vida sem Objetivos, é uma vida sem Emoção. Sem Direção. Sem propósito. Contudo, é fundamental compreender que se por um lado é necessário ter clareza no Grande Objetivo que queremos alcançar por outro lado definir pequeninos passos e celebrar as pequenas vitórias é igualmente determinante para o nosso bem-estar e realização.
Pessoas que definem grandes objetivos sem definir pequenos objetivos são visitadas frequentemente pela frustração, ansiedade e impaciência. A sensação é de que NUNCA é SUFICIENTE.
Por outro lado, viver apenas com os pequenos passos do dia a dia sem uma visão futura, conduz ao desinteresse, à desmotivação e à ausência de sentido.
O sucesso reside na combinação dos dois. Há que aprender a viver a vida com a visão de um grande objetivo bem como ter presente e celebrar os pequenos objetivos diários.
Durante vários anos identifiquei-me com o grupo B! Corria, corria para alcançar grandes objetivos! Muitas vezes parecia que não saía do mesmo sítio. Acrescia ainda o desafio de conseguir conciliar a minha vida pessoal e profissional! Como empreendedora, as coisas também não tinham ficado facilitadas. Decidi percorrer todo um novo caminho que me permitisse alcançar Resultados no meu projeto, o meu sucesso profissional, ao mesmo tempo que desfrutava de tempo para mim e para a minha família, o meu sucesso pessoal.
Em suma, partilho consigo três práticas que integrei na minha vida e que mudou totalmente os meus resultados:
Integrar RECOMPENSAS
Sempre que nos recompensamos por algo, existe uma libertação de neurotransmissores, como a dopamina, que fazem com que nos sintamos bem e motivados para continuar em ação. Se utilizarmos esta estratégia sempre que alcançarmos pequenas vitórias, vamos contribuir para uma maior bem-estar e potenciar a nossa capacidade de ação, consequentemente atingimos mais resultados. Repare que eu referi – PEQUENAS Vitórias, a recompensa deve ser integrada no nosso dia a dia, até nas pequenas tarefas aborrecidas, ou que nos desafiam mais, ou que são mais complexas, e por isso adiamos, podemos acionar a recompensa sempre que concluímos este conjunto de tarefas. O tipo de recompensa, é opcional! Pode ser beber um café com um colega, fazer uma pausa mais longa, ver um episódio da sua série preferida, etc.
DESFRUTAR da jornada e não exclusivamente no destino
Na continuidade do ponto anterior, é de referir que quando interiorizamos que Sucesso não é um destino mas sim uma jornada, esta perspetiva coloca-nos num ângulo que nos permite ver e desfrutar das pequenas conquistas diárias. Se definirmos um objetivo a longo prazo e não o dividirmos em pequenos objetivos (chamadas metas) anuais, trimestrais, mensais, semanais e até diários, a sensação é que falta bastante para termos a nossa “recompensa”, a tão desejada sensação “Eu Sou Capaz”! É possível trazer esta sensação para o nosso dia a dia.
Ativar o DIA DO MONGE
Quando nos tornamos empreendedores, este desligar pode tornar-se um autêntico desafio! Estar conectado 24h por dia através dos vários aparelhos eletrónicos pode desencadear em nós uma sensação de alerta diária constante, gerando ansiedade, stress, não permitindo desfrutar do momento presente, condicionando muito o nosso foco.
A minha sugestão é implementares o seu “Dia do MONGE” uma vez por semana. Desligue todos os aparelhos eletrónicas, desconecte-se absolutamente de tudo! Permita-se apenas fazer o que lhe apetecer, seja dormir no sofá, passear na praia, ler um livro, conversar com amigos, etc. Dê-se a si própria este momento de “Dolce fare niente”!
Estas foram algumas das práticas que integrei para passar gradualmente para o “grupo C descrito acima! Sabemos que tudo é um processo, e que os nossos resultados irão crescer na mesma medida que o nosso próprio crescimento! Apostar no nosso desenvolvimento deixa de ser opcional para quem quer alcançar resultados extraordinários nos seus negócios e na sua vida!
Porque na verdade só temos UMA ÚNICA VIDA.
Patrícia Rosa