5 formas de ser o GUARDIÃO da sua mente

A única maneira de nos tornarmos super produtivos é termos a noção de que somos nós os responsáveis por proteger a nossa mente. Mas como fazer isso?

A mente humana está preparada para processar informação, mas muitas vezes caímos no erro de a utilizar para armazenar informação em vez de a utilizar para o seu fim principal, isto leva a uma sensação de que o trabalho que temos para fazer é interminável e nunca temos a sensação de conclusão, o que nos leva a experienciar sentimentos de ansiedade e frustração.

Somos nós que temos o “volante” das nossas mentes e vidas nas mãos e ao não nos protegermos destas situações é como se nos estivessemos a sentar no banco do passageiro do autocarro da nossa vida. 

Para que se sinta a personagem principal da sua vida e que seja o “gladiador” que protege a sua mente, deixo consigo 5 formas de proteger a sua mente para que se torne altamente produtivo:

1º Desenvolva um MINDSET POSITIVO

A sua mente só vai fazer aquilo que pensa que você quer dela e isto é uma luta diária que temos com o nosso subconsciente todos os dias. Acontece que quando se dá uma informação negativa à nossa mente ela assume um papel de proteção e de guardião do nosso bem-estar, por isso quando não nos apetece fazer algo, a nossa mente assume que tem de nos proteger e acabamos por PROCRASTINAR!

Ao acionar um diálogo de dor, como por exemplo “tenho que” e “não posso”, está a mostrar à sua mente que ela tem de o afastar da dor e aproximar do prazer!
Portanto, em vez de um diálogo negativo, diga antes “eu escolho”, o que lhe vai dar uma sensação de controlo segurança com as tarefas que tem que realizar.

2º Escolha o seu ESTADO MENTAL

Tal como temos poder sobre a maneira como falamos internamente, também temos um poder muito importante que é o de escolher como nos sentimos.
Se estamos bem dispostos o nosso desempenho vai ser muito melhor, pois o oposto limita imenso os resultados que podemos atingir. Uma maneira de mudar imediatamente o seu estado mental é fechar os olhos e relembrar um momento em que se sentiu genuinamente feliz e em paz.

3º Escolha uma nova perspetiva

Não aceite dar o poder aos outros de decidir como se sente! Está completamente no seu controlo e pode escolher de que forma olha para os desafios do seu dia-a-dia. Não escolha uma perspetiva limitadora, mas sim de crescimento.

4º Estabeleça amizade com as suas emoções 

As nossas emoções existem para nos dar informação e para nos ajudar no nosso quotidiano. Uma emoção nunca é boa ou má, porque estas trazem-nos informação VALIOSA para melhorarmos a nossa produtividade. A frustração é nossa amiga, porque nos diz que se
continuarmos a fazer da mesma forma não vai resultar! Se não sentíssemos frustração não podíamos melhorar os nossos resultados!

5º Seja AUTÊNTICO 

Naturalmente há pessoas que se vão identificar muito com quem nós somos, outras menos e ainda pessoas que não se vão identificar nada e está tudo CERTO! Porque se tentamos corresponder à imagem que os outros esperam de nós, deixamos de ser produtivos.

Tem de aceitar que não é perfeito e aprender com isso!

Pode pensar que já sabe estas dicas ou até que são fáceis , mas o segredo está em refletir realmente sobre elas e perguntar-se a si mesmo “De que maneira é que eu estou a implementar isto na minha vida?”.

 

Patrícia Rosa 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos:

FICA ATUALIZADO SOBRE TUDO O QUE FAZEMOS E PUBLICAMOS

X