mudança_nova vita

A mudança que precisa na sua vida, só depende de si!

Se quer mudar o rumo da sua vida, mas não sabe como, comece a pensar de forma diferente e vai ver que conseguirá. O que pensa ao ouvir uma frase tão simples como “A nossa vida é o resultado das histórias que nós nos contamos”?

Ao início pode apenas parecer uma frase banal, mas se pensar bem esta frase é um pouco mais complexa e pode desencadear um sem fim de pensamentos e decisões sobre a sua vida.

Eu ouvi esta frase quando estava a iniciar o meu negócio próprio e, apesar de inicialmente não ter entendido bem, ao longo dos anos ela surgia muito na minha mente e começou a criar um grande impacto e a fazer-me questionar sobre diversos pontos, o que me possibilitou fazer inúmeras escolhas diferentes e que me fazem estar agora a viver o meu propósito.

Existem vários estudos que defendem que as histórias que nos contamos, ou seja, o diálogo interior, desencadeiam diversos pensamentos sobre nós mesmos, que por sua vez originam sentimentos que resultam em comportamentos que podem provocar resultados positivos ou negativos. Imagine que conta a si mesmo uma história do género “eu não sou capaz” ou “parece que outras pessoas sempre tiveram sorte, mas comigo as coisas sempre foram difíceis”, se sempre contou a si mesmo histórias dentro deste género, acredite que os resultados que vai ter na sua vida também serão no seguimento destes pensamentos, pois está a acreditar que aquela história é a mais verdadeira.

A forma como uma pessoa reage a uma determinada situação, por exemplo perder o seu emprego, está relacionado como conta a si mesma a sua própria história. Imagine duas pessoas que se veem perante esta situação, para uma ficar sem o emprego leva-a a ter pensamentos como “Sou um azarado. E agora o que vou fazer? Não vou ter dinheiro ao final do mês”. Já para outra pessoa esta situação pode levá-la a pensar de forma mais positiva, como por exemplo, “aconteceu-me isto, é um grande desafio, mas este pode ser o incentivo que eu precisava para pôr as mãos à obra e procurar algo que me preencha mais”. É interessante ver que a mesma situação pode gerar pensamentos tão distintos e histórias tão diferentes.

Como é a história da sua vida? O que tem contado a si mesmo?

É importante olhar para si mesmo e observar qual é a sua história. Se olhar para a sua vida e tiver de escrever um livro sobre ela que tipo de história seria? Quem seria o personagem principal? Foram outros a escrever a sua história ou fui o próprio que assumiu o comando da caneta? Tem feito a sua história valer a pena?

É importante pensar sobre isto e refletir quais são os tipos de pensamentos e frases que diz a si mesmo e quais as histórias que se anda a contar. É essencial parar e pensar.

A escolha a forma como conta a sua própria história pois pode alterar por completo o rumo da sua vida, basta querer.

A qualquer momento pode pegar na caneta e escrever uma história diferente!

 

Ana Cristina Rosa



X