A auto consciência de nós mesmos é o primeiro grande passo que temos de dar, quando queremos aprofundar as questões da produtividade e da liderança. E, nesse passo, é importante também conhecer as grandes necessidades básicas do ser humano. Elas são responsáveis por grande parte das nossas ações e, por isso, tomar consciência delas, ajuda-nos a entender o nosso comportamento, a melhorá-lo e a entender os outros também.
Então, as 4 grandes necessidades básicas do ser humano são:
- Sentir-se ouvido na sua essência
Isto quer dizer que o ser humano tem esta necessidade de sentir que, quem está do outro, realmente, está presente, conectado e estabelece contacto visual.
Quando estamos com outra pessoa, temos de ir além da escuta verbal e também observar a sua linguagem corporal, ou seja, estar atento e saber ‘escutar’ aquilo que a pessoa está a dizer nas entrelinhas.
- Sentir-se reconhecido, amado, notado
Precisamos de valorizar as capacidades dos outros, de as empoderar. Por exemplo, quando falamos de equipas de trabalho, quando alguém é elogiado, sente vontade de repetir esse comportamento. Por isso, é tão importante sabermos reconhecer e notar.
- Ter o direito de errar
Quando erramos, há, quase sempre, um sentimento de culpa associado e é difícil lidar com esse sentimento.
Uma esta estratégia que nos ajuda a lidar com essa culpa é perguntarmo-nos qual foi a intenção daquela ação. Esta pergunta vai ajudá-lo a apaziguar a culpa e a dor que sente por causa dela e também a tornamo-nos mais flexíveis com os erros dos outros.
- Fazer parte de grupos, de pertencer a uma comunidade, de estar ligado
Precisamos de pertencer a algo, por isso, identifique os grupos a que pertence, as comunidades de que faz parte e avalie o seu grau de satisfação por pertencer a cada um deles. Identifique também aqueles grupos ou comunidades, aos quais ainda não pertence, mas que gostaria.
De 0 a 10, quanto é que está satisfeito com os seus grupos e comunidades, sendo que 0 é nada satisfeito e 10 é muito satisfeito?
Ter consciência dessas necessidades e perceber de que forma as cumpre para si, ajuda-o a ter uma maior consciência de si mesmo e aumentar a flexibilidade em relação às suas atitudes e comportamentos e também com as dos outros. E ainda, permite-lhe avaliar e melhorar aquilo que considera que pode ser potenciado em si, por forma a potenciar também a sua relação com os outros.
Patrícia Rosa
(Alta Produtividade)