As 4 grandes Necessidades Básicas que ajudam a melhorar a sua produtividade

A auto consciência de nós mesmos é o primeiro grande passo que temos de dar, quando queremos aprofundar as questões da produtividade e da liderança. E, nesse passo, é importante também conhecer as grandes necessidades básicas do ser humano. Elas são responsáveis por grande parte das nossas ações e, por isso, tomar consciência delas, ajuda-nos a entender o nosso comportamento, a melhorá-lo e a entender os outros também.

Então, as 4 grandes necessidades básicas do ser humano são:

 

  1. Sentir-se ouvido na sua essência

Isto quer dizer que o ser humano tem esta necessidade de sentir que, quem está do outro, realmente, está presente, conectado e estabelece contacto visual.

Quando estamos com outra pessoa, temos de ir além da escuta verbal e também observar a sua linguagem corporal, ou seja, estar atento e saber ‘escutar’ aquilo que a pessoa está a dizer nas entrelinhas.

  1. Sentir-se reconhecido, amado, notado

Precisamos de valorizar as capacidades dos outros, de as empoderar. Por exemplo, quando falamos de equipas de trabalho, quando alguém é elogiado, sente vontade de repetir esse comportamento. Por isso, é tão importante sabermos reconhecer e notar.

  1. Ter o direito de errar

Quando erramos, há, quase sempre, um sentimento de culpa associado e é difícil lidar com esse sentimento.

Uma esta estratégia que nos ajuda a lidar com essa culpa é perguntarmo-nos qual foi a intenção daquela ação. Esta pergunta vai ajudá-lo a apaziguar a culpa e a dor que sente por causa dela e também a tornamo-nos mais flexíveis com os erros dos outros.

  1. Fazer parte de grupos, de pertencer a uma comunidade, de estar ligado

 

Precisamos de pertencer a algo, por isso, identifique os grupos a que pertence, as comunidades de que faz parte e avalie o seu grau de satisfação por pertencer a cada um deles. Identifique também aqueles grupos ou comunidades, aos quais ainda não pertence, mas que gostaria.

De 0 a 10, quanto é que está satisfeito com os seus grupos e comunidades, sendo que 0 é nada satisfeito e 10 é muito satisfeito?

Ter consciência dessas necessidades e perceber de que forma as cumpre para si, ajuda-o a ter uma maior consciência de si mesmo e aumentar a flexibilidade em relação às suas atitudes e comportamentos e também com as dos outros. E ainda, permite-lhe avaliar e melhorar aquilo que considera que pode ser potenciado em si, por forma a potenciar também a sua relação com os outros.

 

Patrícia Rosa

(Alta Produtividade)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos: