ensinar_nova vita

Alguma vez pensou na possibilidade de ensinar a sua paixão?

Se tem algo que gostava de ensinar a outras pessoas então este é o momento para o pôr em prática. Já tinha pensado na possibilidade de ensinar outros sobre a sua paixão? E sabe o porquê de ainda não ter avançado com essa ideia? As suas crenças limitadoras estão a impedi-lo!

Durante cinco anos fui formadora de formadores e, nas minhas formações, recebi, ensinei e partilhei com pessoas de todas as áreas. Treinei pessoas que queriam ensinar a sua paixão por ensinar animais, pessoas que queriam ensinar a sua paixão para fazer doces, pessoas que queriam ensinar na área dos primeiros socorros, da matemática, das línguas, das artes, da estética, um pouco de todas as áreas e todas muito distintas, mas o que tinham em comum era a vontade de ensinar a outras pessoas a sua paixão. Com todas estas formações, a conclusão a que cheguei é que todos nós através das nossas experiências de vida, através dos conhecimentos, das paixões, temos algo a ensinar. Eu costumo dizer que todos nós temos um professor dentro do nosso coração.

Apercebi-me que muitos empreendedores com os quais trabalho têm muitas crenças limitadoras e receios em relação a esta questão de ensinar. Lembro-me de uma das minhas empreendedoras com quem trabalhei durante algum tempo na sua paixão de criar um negócio onde pudesse vender bolos e doces saudáveis e, passado algum tempo, os seus clientes começaram a pedir que ela começasse a dinamizar alguns workshops para ensinar outras pessoas a fazer esses doces saudáveis. E para ela também fazia sentido, mas logo foi “assaltada” por crenças como “não tenho nada de extraordinário para ensinar” ou “ainda não tenho certificações suficientes” ou “tenho de ter mais conhecimentos e experiência” e muitas mias crenças, medos e limitações que surgem no que diz respeito à criação de um negócio ou ao ensino das nossas paixões.

Até mesmo eu, que já tenho o meu próprio negócio, a Nova Vita, há mais de oito anos, durante muito tempo debati-me com uma voz interna que me dizia que podia ensinar a minha paixão a mais pessoas e que isso passava pelo online. Hoje já tenho um negócio de sucesso no mundo online onde acompanho centenas de pessoas a criarem negócios alinhados com a sua paixão, mas durante muito tempo procrastinei nessa decisão pois acreditava que ainda não tinha o conhecimento suficiente, nem os recursos e que ninguém iria pagar para ouvir ou aprender sobre aquilo que eu tinha para dizer.

Então, acredite que é possível ensinar a sua paixão! Eu realmente acredito que todos temos um professor/a dentro do nosso coração.

Desafio: se pudesses partilhar aquilo que é a sua experiência, o seu conhecimento, a sua paixão com alguém, o que seria? E, neste momento, o que é que o impede de fazê-lo? Quais é que são os obstáculos que neste momento o impedem de poder levar o seu propósito a mais pessoas? De poder ensinar e partilhar a sua paixão com o mundo?

Ana Cristina Rosa



X