Caminhos de Paz_nova vita

Ferramentas de mudança em contexto escolar

Cada vez mais se investe na constituição de equipas multidisciplinares no sistema educativo e por sua vez, os olhares centram-se nas mesmas, como resposta para a resolução dos conflitos que surjam nesse contexto, daí a crescente importância de enriquecer os técnicos com as ferramentas necessárias.

A Mediação Escolar implica que todos os elementos da comunidade educativa possam intervir de modo a serem ouvidos, numa mudança de cultura e de hábitos de resolução de conflitos. Esta forma de lidar com o conflito é necessária às diversas componentes da nossa vida, pois ele é inerente às relações entre pessoas e entre grupos.

Procura-se a descoberta de habilidades individuais e em grupo, para uma resolução pacífica e criativa dos conflitos. A aplicação de medidas, como os processos disciplinares ou as sanções, não dá uma resposta adequada, pois gera insatisfação nos intervenientes, desgastando-os emocionalmente.

Abordar os conflitos escolares através da Mediação permite criar um sistema onde o conflito é encarado como natural, sendo dado protagonismo aos intervenientes para que o possam resolver.

Este workshop pretende ser uma partilha de novas e diferentes abordagens face aos desafios diários que se apresentam em contexto escolar.

 

Destinatários

Professores, tutores, técnicos, outros profissionais com interesse no tema.

 

Objetivos

No final da ação formativa o participante terá adquirido competências teóricas e práticas que lhe permitam:

  • Reconhecer a mediação como estratégia de intervenção sobre situações de conflitualidade e de violência;
  • Tomar conhecimento de algumas das técnicas necessárias para resolução de conflitos que possibilitem a prevenção da violência escolar

 

Conteúdos

      • A educação para uma «cultura de paz»
      • O envolvimento de toda a comunidade educativa
      • A escola como espaço de socializaçã
      • Sancionar vs. Educar
      • Indisciplina vs. Conflito
      • A cultura de Mediação
      • Projetos de Mediação Escolar – que caminhos?

 

Duração e Valor

A ação tem uma duração de 7 horas divididas entre componentes Teórica e Prática.

100% presencial

Valor : 67€ (inclui coffee break, manual digital e certificado)

 

Formadora

Ana Paula Grifo

Conta com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento/intervenção na área familiar e na área da infância e juventude, na liderança de equipas a nível nacional, desempenhou o cargo de Coordenação de projetos de intervenção social.

Formadora (credenciada pelo IEFP) e certificada em Eneacoaching com vasta experiência na área da Mediação de Conflitos, mediação familiar, escolar e penal, intervenção sistémica e terapia familiar, na área de intervenção com crianças e jovens e suas famílias, igualdade de género, teatro, entre outras.

 

Inscrições

Pode fazer a sua inscrição aqui 

geral@novavita.pt . (+351) 91 237 47 46



X