foco_nova vita

O foco na lacuna

Hoje trago um tema que, na minha perspetiva, é um dos principais motivos para se ter baixa autoconfiança. O foco na lacuna é quando o nosso foco incide nas lacunas entre, por exemplo, os lugares em que nos encontramos na nossa vida e aqueles onde realmente gostaríamos de estar, entre o que fomos capazes de concretizar e o que poderíamos ou gostaríamos de ter realizado.

Ao focarmo-nos nas lacunas, a nossa atenção centra-se na discrepância entre o que somos e a visão idealista da pessoa que julgamos que deveríamos ser. Sem dúvida que esta lacuna abala a nossa confiança e a nossa autoimagem, o que nos leva a acreditar que não temos e não fazemos o suficiente, que não somos suficientemente bons ou pelo menos não tão bons quanto deveríamos ser.

Costumo dizer que o indivíduo e o empreendedor comuns tendem a focar-se nestas suas lacunas, enquanto que os empreendedores topo e os líderes topo e todas as pessoas que vivem a sua vida com o objetivo de ter a meta de sucesso no nível 10 na maioria das áreas da sua vida, são pessoas que apreciam intensamente tudo o que possuem e conseguem estar em paz com cada momento e cada escolha.

Reflexão

Normalmente no final do seu dia, se tem por hábito fazer uma reflexão do dia, onde é que está o seu foco?

É muito importante identificar quais são os pontos de alavancagem, o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor. É também muito importante e obrigatório focar-se naquilo que conseguiu concretizar e naquilo que correu bem, porque o que colocamos no nosso foco aumenta. Desta forma, evita cair neste foco na lacuna, na discrepância entre aquilo que quer e onde gostaria de estar e o momento onde está.

Afirmação positiva para alavancar resultados

Uma frase que utilizo é: Estou a fazer o melhor que me é possível neste momento, sabendo que futuramente saberei fazer melhor.

Esta autoavaliação equilibra e evita este sentimento de carência que é resultado da falsa perceção de não sermos, não termos ou não estarmos a fazer o suficiente.

Patrícia Rosa

High Performance Leadership Coach & Trainer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos: