acordar_nova vita

A importância dos seus hábitos antes de se deitar e ao acordar

É importante que haja consciência de quais são os hábitos e rotinas que se têm ao deitar e ao acordar. Existem vários estudos a esse nível, explicando que a intenção com que se deita e acorda vai influenciar tanto a qualidade do sono como o dia que se segue. Durante vários anos tive uma prática nestes dois períodos, que não era benéfica para mim, mas da qual não tinha consciência.

Então, tinha por rotina, antes de me deitar, fazer uma revisão completa do meu dia, do que tinha corrido bem, o que não tinha corrido bem e o que queria mudar, um procedimento eficaz de ser fazer no dia a dia. No entanto, ao fazer isto ficava com tanta atividade mental que acabava por ter dificuldade em adormecer. No meu caso em específico, esse procedimento não era adequado ser feito antes de me deitar. Não digo com isto que seja prejudicial, mas é importante perceber em cada um de nós como é que reagimos.

Analisar as suas rotinas

Analise quais as suas rotinas que tem antes de se deitar, porque estas vão condicionar ou potenciar muito o seu sono e a forma como acorda no dia seguinte.

Dica importante: Coloque uma intenção antes de se deitar.

Eu gosto de colocar a intenção e fazer algumas respirações profundas e depois dizer para mim própria, mentalmente, “vou ter uma noite de sono totalmente reparadora, vou relaxar profundamente e quando despertar às x horas, vou-me sentir completamente renovada, completamente cheia de energia e boa disposição” (determino mesmo as horas em que quero acordar e a magia acontece, desperto antes do despertador, exatamente na hora que defini).

Quando acorda de manhã, a dica que dou, é levantar-se, sentar-se por alguns segundos ou minutos na cama e apenas focar-se na respiração, na forma como se sente e colocar uma intenção para o seu dia. Sugiro também visualizar, com detalhe, como quer que o seu dia decorra, coloque-lhe uma INTENÇÃO. Espreguiçar-se e beber 2 grandes copos de água vai ativar todo o sistema e iniciar o dia em Alta Performance 🙂

É muito diferente ter esta consciência de como é que se deita e de como é que desperta porque vai influenciar o seu estado de espírito, a sua boa disposição e a sua energia, ingredientes chave para elevado desempenho.

Patrícia Rosa

High Performance Leadership Coach & Trainer



X