motivação_nova-vita

Motivação: motivo para entrar em ação

Se precisa de motivar a sua equipa, o que tem de saber é que não existe nenhuma fórmula mágica. A verdade, é que cada pessoa é única, com necessidades especificas, e motiva-se de forma diferente.

De salientar que o termo utilizado de “motivar a equipa”, traduz-se mais corretamente de “proporcionar as condições para que os próprios se consigam automotivar”. O processo de motivação trata-se, em última instância, de um processo interno. Apesar de as condições externas estarem a ser proporcionadas, é possível que mesmo assim o colaborador esteja desmotivado (processo individual e interno).

No que diz respeito à motivação da equipa de trabalho, enquanto líder pode estar a cometer alguns destes erros. O maior deles é partir do princípio que todas as pessoas se motivam pelas mesmas razões que nós próprios. É muito comum oferecer a membros da equipa, como forma de motivação, viagens ou compensações financeiras, pensado que isto os motivará. Este é um erro muito comum pois as pessoas não se motivam todas pelos mesmos motivos. Cada pessoa é diferente e motiva-se de forma diferente.

O dinheiro como forma de motivação

Normalmente há uma tendência para oferecer bónus monetários como forma de motivação. É verdade que esta fórmula de motivar funciona, mas sobretudo para quem tem um salário mais baixo, que apenas chega para as suprir as necessidades básicas como comer e pagar as despesas. Aqui é importante a motivação através do salário porque algumas necessidades estão comprometidas, tendo este aumento um peso extremamente impactante.
No entanto, quando a questão recai sobre alguém cujas necessidades estão totalmente satisfeitas e até há excedente, o impacto salarial não será tão forte. Frequentemente quando este tipo de pessoas tem um aumento salarial ganha alguma motivação, mas de curta duração, apenas por algumas semanas ou meses, voltando depois à estaca inicial e à desmotivação. Isto acontece porque não estavam desmotivados devido a questões monetárias e é necessário perceber qual o verdadeiro motivo.

Enquanto líder é necessário refletir sobre as necessidades reais e individuais de cada elemento da equipa.

É importante conseguir perceber que estratégias é que está a desenvolver de crescimento de equipa e que estratégias de motivação é que está a integrar no plano motivacional da mesma. É importante refletir se estas tendências apresentadas estão a ser aplicadas, de partir do princípio que as pessoas se motivam pelos mesmos motivos que o próprio.

UM LÍDER PRECISA DE UMA EQUIPA COMPROMETIDA, E UMA EQUIPA PRECISA DE UM LÍDER – PATRÍCIA ROSA

Patrícia Rosa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos:

FICA ATUALIZADO SOBRE TUDO O QUE FAZEMOS E PUBLICAMOS

X