O Segredo para o Empreender é Nunca Desistir

O empreendedorismo é para toda a gente, mas a verdade é que nem toda a gente é para o empreendedorismo.

Após 10 anos de empreendedorismo e neste momento perto de um milhar de empreendedores que eu já acompanhei a criar e alavancar os seus negócios, continuo a ser surpreendida constantemente com a quantidade de pessoas que acredita que ser empreendedor é simplesmente ter uma ideia fantástica, criar um produto ou serviço e “gritar aos sete ventos” o que temos, acreditando que as pessoas vão cair rendidas aos encantos que nós temos para oferecer.

Não é assim, porque se o empreendedorismo fosse apenas baseado em termos uma excelente ideia, eu acredito que existissem 100 vezes mais empreendedores de sucesso do que existem atualmente.

Ser empreendedor é acima de tudo, no meu ponto de vista, um grande trabalho de desenvolvimento pessoal. Aquilo que eu acredito é que nós temos de criar negócios de dentro para fora e que os nossos resultados, são apenas e somente um espelho dos nossos resultados internos.

A minha visão sobre o empreendedorismo é que, não é um caminho cheio de rosas. Tais como as mais bonitas rosas, essas também têm muitos espinhos e nós podemos olhar para isso como fazendo parte do caminho ou simplesmente como um obstáculo.

Eu acredito é acima de tudo ter um Mindset Vencedor, é ser alguém que acredita que quando nós agimos de forma consistente, congruente com aquilo que nós queremos comunicar ao nosso público e quando nós persistimos, obtemos de facto resultados consistentes.

Acredite que vão ser muitos os momentos em que acredita que as coisas não estão a funcionar, em que não vê os resultados quer ver.

Eu costumo fazer a analogia do empreendedorismo ser como plantar uma linda árvore. Durante muito tempo, nós temos o sonho da árvore, mas apenas vemos a terra. Então temos de colocar as sementes, regar, dar amor, dedicar-nos e esperar que aquela árvore um dia cresça uma árvore que tenha frutos. Porque os frutos são a última coisa que nós colhemos numa árvore e eu continuo a ver tantos empreendedores que a primeira coisa que querem é colher os frutos, quando ainda nem plantaram as sementes.

 

O meu mantra é “Agir persistir e nunca desistir.”

Porque até hoje com tantas centenas de empreendedores que eu acompanhei e com os meus próprios desafios, que foram muitos para chegar ao patamar que cheguei hoje, uma coisa eu tenho a certeza:

Só há uma única forma de fazer o seu negócio não funcionar: DESISTIR.

 

Esta mensagem não é uma mensagem motivacional, mas sim uma mensagem de alguém que tem vários anos de empreendedorismo, tem uma grande bagagem e que sabe que o empreendedorismo, sim é um destino maravilhoso, mas mais do que um destino, é uma jornada.

Quanto mais olhar para este como um processo de desenvolvimento pessoal e não, como um caminho de resultados financeiros de negócio, vai conseguir aproveitar muito mais. E muito mais cedo do que aquilo que espera vai conseguir alcançar os objetivos e os resultados que tu pretendes no teu negócio.

 

Então reflita sobre este meu mantra “Agir persistir e nunca desistir”.

 

Ana Cristina Rosa

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos:

FICA ATUALIZADO SOBRE TUDO O QUE FAZEMOS E PUBLICAMOS

X