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O Empreendedor “cura tudo” tem os dias contados

Os empreendedores de sucesso são aqueles que se especializam e conquistam autoridade.

Já é empreendedor! Transformou a sua paixão num negócio e, agora, o seu objetivo é fazer crescer aquela semente que nasceu consigo.

Definiu os seus objetivos, traçou as suas metas e, certamente que, cada passo que planeia agora dar tem como finalidade alcançar o maior número de clientes.

E para isso, está disposto a tudo. Tem vontade, tem motivação e energia não lhe falta, por isso, não quer sequer imaginar a possibilidade de perder uma oportunidade negócio.

E o que faz?

Oferece uma variedade imensa de serviços e produtos. Pois é!

Mas será isso o que o seu cliente realmente procura?

Será que é essa oferta vasta e tão diversificada que realmente o atrai, que realmente o faz querer ser seu cliente? Não. Não é mesmo.

Hoje, mais do nunca, a especialização é o nosso maior galardão, é o que distingue aquele nosso serviço, aquele nosso produto de todos os outros no mercado. Hoje, os consumidores não procuram o habitual, querem o especial. Querem a seu lado os profissionais mais especializados, que lhes ofereçam produtos únicos e soluções específicas para determinado tema ou problema. Desejam o que é singular e não o que é óbvio e generalizado. E, por isso, hoje, aquele empreendedor com o produto ou serviço tipo ‘cura tudo’ tem, sem qualquer dúvida, os dias contados.

Autoridade é o que deve criar!

E ser reconhecido por isso é no que se deve focar. O reconhecimento pela autoridade cria-se com especialização. Não é possível que seja um expert em todas as áreas. Assim sendo, quanto mais afunilado for o nicho da sua atuação, mais autoridade vai criar no seu mercado.

Imagine que quer começar a trabalhar na área do Coaching. Fará sentido tornar-se num Life Coach, que ajuda toda a gente em todas as vertentes e facetas da sua vida? Claro que não. Certamente, vai querer ser um coach preparado para ajudar num sector bem específico e, então, especializar-se numa área de atuação. Por exemplo, pode ajudar pessoas a criarem os seus negócios; pode  ajudar empreendedores a melhorarem as suas capacidades de comunicação; ou pode, talvez, querer especializar-se antes num coach que ajuda atletas a potenciarem a sua performance, as opções são ilimitadas, tudo depende da sua paixão e experiência.

Imagine, por outro lado, que a sua paixão é a Cozinha. O que vai querer fazer? Vai querer especializar-se num determinado segmento, seja ele a cozinha vegetariana, a cozinha saudável sem glúten ou a cozinha tradicional…

As opções de segmentação em cada área, em regra, são muitas e variadas.

Perceba, por isso, cada nicho do seu projeto, da sua ideia de negócio e vai descobrir que, normalmente, há um segmento que o apaixona. É a ele que se deve dedicar por inteiro, é a ele que deve entregar a maior e melhor parte do seu tempo, porque é isso que o vai tornar especialista. Tornando-se especialista, vai ser reconhecido e vai ser procurado pelos seus clientes, precisamente, por ter criado essa autoridade.

Depois, não pare mais. Continue a aprofundar, a experimentar, a pesquisar e vai ver quão longe vai chegar!

 

Ana Cristina Rosa



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