Porquê Criar um Negócio Online?

A nossa vida está a mudar. É um facto!

O ano de 2020 apresentou-nos uma nova realidade com a Pandemia de COVID19 a obrigar-nos a assumir uma nova postura perante os desafios do dia-a-dia. Aquilo que dávamos como garantido ficou suspenso e as nossas rotinas diárias alteraram-se.

Mas a vida não para! O trabalho tem de continuar, as pessoas têm de continuar a fazer aquilo que gostam, a consumir aquilo que gostam, a aprender e a crescer. As pessoas têm de continuar a viver.

E o que é que isto tem a ver com o online? Tudo!

Acredite nisto:

Estamos a atravessar a maior era da história dos negócios online. Todos os dias são criados negócios online. É verdade que nos próximos meses vai existir muita concorrência, mas também vão ser feitas muitas vendas.

Já imaginou como seria viver a crise que estamos a viver se não existisse o online?

 

A verdade é que o online existe e é para todas as áreas de negócio.

 

A minha experiência tem-me mostrado que nos momentos de crise, quando toda a gente está a olhar para baixo, se olharmos para cima, nem que seja apenas um bocadinho, e vermos e fazermos mais do que aquilo que os outros estão a fazer, garantidamente, vamos ter os resultados que os outros não têm.

 

Abra a mente e pense comigo.

 

Por que vai querer criar o seu negócio online?

 

Porque o online quebra fronteiras.

Um negócio online permite chegar a pessoas a quem nunca na vida conseguiríamos chegar se tivéssemos apenas um negócio presencial. Esta é a primeira grande vantagem.

 

O online permite um negócio com o mínimo de investimento possível.

A maioria das plataformas que precisas para o teu negócio têm uma ligação gratuita, que se pode usar numa primeira etapa do negócio.

 

Rapidez.

Esta é outra das grandes vantagens para a criação de um negócio online. O online é fácil, permite pouco investimento financeiro e é rápido.

 

O ONLINE NÃO É O FUTURO, O ONLINE É O PRESENTE e passou a ser a única opção para a maioria das pessoas e dos negócios.

Como tornar isto possível? Precisa de dar três grandes passos para começar o seu negócio online de sucesso, independentemente da sua área de negócio.

 

São três os passos fundamentais para a criação do seu negócio online.

 

1 – Pesquisa de mercado no online

Só assim é possível nos destacarmos no mercado no qual queremos trabalhar.

Esta pesquisa é fácil de fazer. Como? Nos grupos temáticos das redes sociais. É lá que tem de estar. Para ver, para conhecer e para acompanhar as necessidades das pessoas que também estão nesses grupos.

Seja qual for o seu tema de trabalho, tens de estar em grupos que digam respeito a essa área concreta.

Procure no Youtube, no Google, o assunto sobre o qual quer criar o seu negócio. Veja o que é que as pessoas com interesse nessa área procuram. Precisa de conhecer o seu mercado e de saber quais são as dúvidas que essas pessoas têm.

 

Um dos maiores erros é pegar no modelo de negócio presencial e transferi-lo para o online. Procure inspiração para que se possa posicionar no meio no qual quer fazer o seu negócio.

 

2 – Definir o nicho de mercado

Não tente falar para o mundo inteiro, porque quando se tenta falar para o mundo inteiro ninguém nos ouve. No mercado presencial talvez ainda funcione este método de trabalho. No online já não funciona. Tem de definir o seu nicho de mercado e tem de ser apaixonado por esse nicho. O nicho de mercado tem de estar alinhado com aquilo que @ apaixona fazer para que se tornes um expert nessa área.

 

3 – Construir a autoridade gerando valor

É importante que se destaque para que as pessoas @ queiram ouvir. Gerar valor é uma forma de empreendedorismo. Quanto mais valor gerar, mais as pessoas vão querer trabalhar consigo.

O mundo online é para toda a gente e está à disposição de toda a gente. A presença no online deve acontecer com uma estratégia concertada e uma linguagem própria, que não seja a linguagem dos negócios presenciais adaptada ao online. E um método que passa por estar presente, gerar valor, falar para um nicho específico e ter uma autoridade que vai sendo construída. Quanto mais autoridade se tem, mais se cobra pelos teus serviços, porque vai vender mais e construir mais o seu negócio.

 

Pesquisa, Nicho e Autoridade. São estes os três passos fundamentais para criar do zero um negócio online.

 

Ana Cristina Rosa

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros artigos:

NEWSLETTER

FICA ATUALIZADO SOBRE TUDO O QUE FAZEMOS E PUBLICAMOS

X