Quem anda a roubar-lhe tempo e produtividade?

Hoje vamos falar de ladrões, de ladrões da produtividade. São vários os ladrões que podem comprometer o seu tempo, a sua eficácia, a sua produtividade. Selecionei 5! Ou seja, aqueles que considero serem os mais comuns e que mais contribuem para que o seu tempo e o seu foco não sejam rentabilizados.

 

Vamos, então, conhecê-los?!

  1. Tempo gasto em redes sociais

Um estudo conduzido pela Marktest diz que os portugueses passam uma média de 93 minutos por dia nas redes sociais. E você? Já tentou perceber quanto tempo despende a navegar pela internet e a espreitar as redes sociais? Se calhar não e, às tantas, não se dá conta que poderá estar a gastar mais tempo do que necessita e, assim, a comprometer o seu tempo para aquilo que, realmente, é mais importante.

  1. Perfecionismo

É sem dúvida um enorme ladrão da nossa produtividade, porque parece que falta sempre alguma e outra e mais outra… e podemos estar a atrasar a entrega de resultados, porque estamos naquela dinâmica de tentar alcançar uma perfeição que, na verdade, nunca será perfeita.

  1. As interrupções e as distrações

Os estudos dizem que passamos cerca de 1/3 do nosso dia a tentar recuperar de distrações e interrupções. E isto acontece porquê? Porque, sempre que estamos focados e há uma quebra nesse foco, existe um tempo de recuperação até conseguirmos voltar ao nosso foco anterior.

  1. Incapacidade para dizer ‘não’

Quando dizemos ‘sim’ a tudo, estamos a dizer ‘sim’ a nada. Ou seja, se tem dificuldade em impor os seus limites, fica assoberbado de trabalho e a sua produtividade cai.

São vários os motivos que contribuem para esta incapacidade de dizer não. Tente percebê-los para que possa começar a dizer ‘não’ e, assim, garantir a sua alta produtividade.

  1. Maus hábitos de saúde

Podemos ter uma excelente organização, planificação e tudo mais, mas se o nosso veículo, ou seja, o nosso corpo não está também alinhado, então, é muito difícil nós também conseguirmos estar focados e com energia. E isto compromete completamente a nossa produtividade.

Agora que já conhece alguns dos principais ladrões da sua produtividade, reflicta sobre cada um deles e tente perceber como pode reduzir o seu impacto na sua vida e na sua produtividade.

Partilhe comigo todas as suas dúvidas e os seus resultados!!

 

Patrícia Rosa

Alta Produtividade

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos: