trabalho em equipa_nova vita

Com um melhor relacionamento interpessoal obtém melhores resultados

Se pensar sobre esta questão percebe que quando se fala em liderança esta está diretamente ligada ao relacionamento interpessoal. Desenvolver a empatia, conseguindo entender o ponto de vista do outro é uma competência que o ajudará a obter melhores resultados em conjunto com a sua equipa.

Tudo gira à volta do relacionamento interpessoal e da capacidade que tem de o conseguir estabelecer.

É importante que olhe para cada membro da sua equipa como se fosse a primeira vez e que se foque nos aspetos positivos do seu trabalho. É essencial que consiga ver quais são os seus comportamentos e atitudes que considera positivos, bem como as suas competências e desempenho profissional.

Qual a necessidade de fazer este exercício mental?

Atualmente vive-se numa época com muita informação e com muito ruído à nossa volta e o nosso cérebro não tem capacidade de absorver toda essa informação e então torna-se seletivo (são os nossos SAR´S, sistema de ativação reticular), na informação que processa que observa e que recolhe. Se focamos nos aspetos menos positivos com frequência, criamos uma imagem mental, e o nosso cérebro como é seletivo vai continuar a selecionar mais informação desta natureza, foco nos erros, nas competências a desenvolver e deixando de lado a observação dos comportamentos, atitudes e competências positivas no trabalho da pessoa. Por isso é importante fazer este exercício diário de procurar em cada elemento da sua equipa os aspetos positivos que lhe estão a passar ao lado.

É também importante destacar os pontos positivos da pessoa e elogiá-la para que esta se sinta bem consigo mesma e, consequentemente, aumente a sua produtividade.

“Se as pessoas se sentirem bem consigo próprias, obtêm bons resultados. O melhor minuto despendido é sempre aquele que se investe nas pessoas.” – Ken Blanchard, Spencer Johnson

Patrícia Rosa



X