É importante que haja uma reprogramação da mente subconsciente através do diálogo interno e externo. Está comprovado pela neurociência que as palavras têm imenso poder. Quando se está a comunicar, seja diálogo interno ou na interação interpessoal, estamos a enviar mensagens muito claras à nossa mente subconsciente que, posteriormente, nos vai dar comandos para agirmos em conformidade, de forma a existir coerência.
Identificar como é a sua comunicação interna e externa
Qual é o tipo de linguagem que adota no seu dia a dia, qual o tipo de comunicação que tem, se utiliza frases como “isto é muito difícil… tenho de ser eu a fazer tudo… é preciso repetir isto 10 vezes… ninguém sabe fazer nada sem mim, tudo depende de mim…”. Sempre que utiliza frases deste género o que acontece é que envia uma mensagem para o seu subconsciente e acaba por obter mais disso!
Muitas as vezes ao dar indicações aos membros da equipa comete-se o erro de o fazer de forma negativa, dizendo “não te esqueças de enviar x documento”, por exemplo. Ao dizer isto a mensagem que está a dar à sua mente subconsciente é uma mensagem de esquecimento, pois ela não lê a palavra “NÃO”. Então deve ter presente na sua vida, de forma clara, que a comunicação deve ser focada naquilo que se pretende obter e não no que não se deseja.
Desta forma, quando der uma indicação a alguém lembre-se de a dar na positiva, diga antes “envia o documento x”, deve dizer exatamente aquilo que quer na forma positiva. Assim está a ajudar o subconsciente da outra pessoa a fazer aquilo que quer tendo o resultado que quer e não o oposto.
O que é que deseja neste preciso instante? Seja para a sua vida pessoal, profissional ou para a equipa, o que é que pretende obter?
Reprograme a mente subconsciente para o que quer e não para o que não quer.
Patrícia Rosa
High Performance Leadership Coach & Trainer