Sabe por que não consegue concretizar a sua lista de tarefas?

Cumprir a agenda é um desafio para a maioria das pessoas. Para mim também! E há um erro que é muito comum e que quase todos os meus alunos e clientes o cometem e até eu própria tenho, muitas vezes, que me colocar em alerta para não insistir nele.

E esse erro é colocarmos tarefas complexas, ou seja, aquelas que não podem ser concluídas com uma única ação, na nossa agenda. Imagine, por exemplo, que coloca na sua lista “elaborar o relatório do mês”, mas concluir esta tarefa compreende várias ações, como, eventualmente, ter de solicitar a colegas determinadas informações, ter ainda de fazer tabelas e depois preenchê-las… ou seja, precisa mais do que uma ação para a terminar. E, quando assim é, a probabilidade de não as conseguirmos concluir é grande! E é possível que procrastinemos e que adiemos a sua conclusão e isso vai gerar desconforto, desmotivação…

Por isso, a grande dica que tenho para si é que transforme as grandes tarefas em pequenas e simples, de maneira a que possam ser concluídas com uma única ação. E como se faz isto?

Então, imagine que decide que, para a próxima semana, vai adotar um plano de alimentação saudável. Isto é um grande objetivo e, lá está, é uma tarefa complexa e a probabilidade de não a concretizar é grande. Mas, se desmontar isto em pequenas ações, estabelecendo micro resoluções, por exemplo, fazendo, como primeiro passo, uma lista de alimentos saudáveis que tem de comprar no supermercado para preparar o seu novo plano de alimentação, já estará a tornar a tarefa simples e de fácil cumprimento.

Quando concretizamos uma pequena ação, imediatamente sentimo-nos motivados e confiantes, porque, é tão simples de concretizar que não há lugar para procrastinar, para escapar à sua realização. Na verdade, são os pequenos sucessos que geram a motivação, que geram confiança e resultados. E o contrário também é verdade. Quando andamos constantemente a adiar tarefas, sentimo-nos assoberbados, porque estamos sempre a acumular coisas na nossa lista que nunca terminamos. Isto vai desencadear falta de confiança e comprometer os nossos resultados e, logo, o nosso sucesso.

Por isso, comece já a desmontar as grandes resoluções, as grandes tarefas e os grandes objetivos em pequenas ações, porque isso vai garantir que as cumpre e vai contribuir para que se sinta mais confiante.

As micro resoluções têm um impacto gigante nas nossas vidas, porque as conseguimos cumprir, o que, por sua vez, melhora os nossos resultados e vamos sentirmo-nos continuamente motivados para avançar para a próxima ação. Quando der conta, tem o seu grande objetivo concluído!!

 

Patrícia Rosa

Alta Produtividade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos: