O que é ser um Líder Coach?

Se lidera uma equipa, vou partilhar consigo um estilo de liderança extremamente útil para se libertar enquanto líder, de forma a conseguir alcançar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É muito importante ter pessoas que colaboram consigo que tenham a capacidade de conseguir encontrar soluções por elas próprias, para que não se sinta um “líder bombeiro” que está constantemente a apagar fogos.

A questão aqui é:

– Até que ponto, enquanto líder, desenvolve a sua equipa para que ela se torne mais autónoma?

Como é um Líder Coach? E o que faz?

É simples. Imagine que tem um colaborador com uma tarefa que não está a conseguir executar, enquanto líder coach a sua atitude seria apenas perguntar. Não iria dar qualquer resposta, nem arranjar soluções. Irá apenas fazer perguntas, porque um Líder Coach tem, acima de tudo, o objetivo de desenvolver a equipa. Para que isso seja possível, é importante ajudar a equipa de forma a que sejam os próprios a encontrar as respostas e soluções para os problemas e desafios que encontram. Faça perguntas como: “que desafios estás a enfrentar?”, “o que sentes que tens de fazer primeiro para conseguir ultrapassar isso?”, “que opções ou soluções é que podemos colocar em cima da mesa para ultrapassar essa situação?” ou “quem é que te pode ajudar?”. Todas estas perguntas ajudam a que a própria pessoa tome maior consciência dos passos que tem de adotar.

Até que ponto é que pratica no seu dia a dia enquanto líder de equipa o estilo de liderança – Líder Coach? Ajudar a que a equipa se desenvolva promovendo a sua autonomia, também o ajuda a libertar-se, deixando de ser o “líder bombeiro” que está constantemente a ser solicitado para dar as mesmas repostas e apresentar as mesmas soluções.

Este é um estilo de liderança importante para praticar diariamente junto da sua equipa e para isso também tem de estar preparado. Pode muitas vezes sentir a necessidade de estar tudo sob o seu controlo, mas, na verdade, ter uma equipa autónoma vai permitir-lhe libertar tempo para se focar no trabalho que pode apenas ser feito, exclusivamente, por si.

Este estilo de Liderança promove assim a autonomia da equipa bem como desperta todo o seu potencial. Naturalmente, a liderança deverá ser situacional, ou seja, mediante as circunstancias e colaboradores envolvidos o líder adapata o seu estilo de liderança. O Líder Coach é um desses estilos que integrado em conjunto com outros potenciam a equipa e liberta o líder.

UM LÍDER PRECISA DE UMA EQUIPA COMPROMETIDA, E UMA EQUIPA PRECISA DE UM LÍDER – PATRÍCIA ROSA

Patrícia Rosa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outros artigos:

FICA ATUALIZADO SOBRE TUDO O QUE FAZEMOS E PUBLICAMOS

X