sindrome impostor_nova vita

Será que está a sofrer de Síndrome do Impostor?

Um problema desconhecido de muitos, mas que afeta a maioria daqueles que estão em fase de criação de um negócio próprio.

Já alguma vez ouviu falar em medo do sucesso? É um problema que afeta muitos empreendedores, mas poucos sabem o que é.

Conhecido como Síndrome do Impostor, diz respeito a um conjunto de sentimentos negativos, como o medo, a dúvida, a apreensão ou a ansiedade, todos eles relacionados com o sucesso e muito comum em empreendedores. Este termo foi usado pela primeira vez na década de 70, criado pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes.

É um medo surge quando começa a ver os projetos a acontecerem e quando começa a perceber que realmente algo pode mudar na sua vida, levando a que se tenha um medo de tudo começar a funcionar, mas que não esteja à altura.

Muitas pessoas quando iniciam o processo de se tornarem empreendedores e iniciam os seus próprios negócios, chega uma altura  em que sentem este medo e dizem que não vão ser capazes e que deveriam investir mais nas suas formações para que um dia estejam à altura do desafio que propõem a si próprias. É nesse momento que se percebe que estes medos são a Síndrome do Impostor a surgir nas suas vidas.

Com este medo surge o processo de decisão num aprofundamento de conhecimentos, através de formações, por exemplo, para que sintam mais segurança em relação ao passo que vão dar.

Este processo do medo do sucesso é normal, é o momento em que se vê que as coisas estão realmente a acontecer e se sente que o medo de tudo funcionar é maior que o medo de tudo fracassar, pois há mais expectativas para corresponder.

O que fazer para ultrapassar esta síndrome?

Há algumas dicas que pode utilizar para ultrapassar esta Síndrome do Impostor. Primeiro deve investir no seu autoconhecimento, é necessário ter consciência das habilidades e talento que já tem e quais são os que precisa de desenvolver. Desta forma irá entender onde se pode focar, terá uma maior autoconfiança e sentir-se-á mais preparado. Claro que dá medo quando se propõe a estes desafios, mas o autoconhecimento ajudará na superação.

Em segundo lugar deve evitar comparações. Não olhe para as conquistas dos outros, cada pessoa é única e por isso não devem ser feitas comparações com outros, a única pessoa a quem se deve comparar é a si mesmo!

Em terceiro lugar procure um mentor ou mentora para que o ajude a encontrar a solução para as suas inseguranças em relação às habilidades que ainda não domina completamente. Com a ajuda de alguém que está a percorrer ou já percorreu esta caminhada pode encontrar uma solução. Procure por alguém experiente e que o possa guiar sobre quais os próximos passos a dar. Verá que este apoio fará toda a diferença. Irá ajudar a que restaure a sua confiança e que abandone o medo de manifestar na sua vida tudo o que merece e que muitas vezes esquece devido aos medos e crenças limitadoras que o impedem de alcançar o que deseja na vida.

 

Ana Cristina Rosa



X