A resposta que tenho para partilhar consigo vai ter um sabor agridoce.
Por um lado vai tomar consciência de algumas limitações que você mesmo pode andar a colocar ao crescimento do seu negócio, e isso nem sempre é aceite de caras de forma positiva. No entanto, por outro lado, vai perceber que tem nas mãos a chave para começar hoje mesmo a remover esses limites e a criar os resultados de sucesso que tanto quer alcançar.
Vamos lá então à resposta à pergunta que deu origem ao título deste artigo.
Qual o maior limite ao seu negócio?
O LEITOR!!!
SIM, VOCÊ!!!
É isso mesmo que está a ler, Você é o maior limite ao seu Negócio!
Com isto, não digo que não existam outros limites e que às vezes as coisas não correm a nosso favor, mas o que quero que tenha já em mente é que muito e quase tudo passa pela sua maneira de ver as coisas, o seu diálogo interno e as coisas em que acredita.
Ao longo dos últimos 10 anos tenho acompanhado centenas de empreendedores a criarem os seus negócios e consigo identificar um padrão comum a muitos deles que os impede de crescer para outros patamares.
Muitas vezes encontro discursos do género:
“Ana, eu vou iniciar o meu curso online, mas só posso aceitar dez pessoas e vou trabalhar apenas para esse número de pessoas, porque eu quero dar um acompanhamento personalizado e exclusivo, então só posso ter mesmo 10 pessoas”
Isso é um limite gigante que está a colocar ao crescimento do seu negócio. Aquilo que está a transmitir com este discurso é: “eu não quero que o meu negócio cresça, porque eu não vou ser capaz de crescer com o meu negócio”.
Hoje em dia, conto com mais de 500 alunos e todos eles estão a obter valor. Quando este salto aconteceu, lembro-me que passei de uma turma de 60 alunos online para uma turma com 172 pessoas, mentiria se dissesse que isso não mexeu com os meus receios internos, mas vi esse crescimento como uma oportunidade gigante para o crescimento do meu negócio e foquei-me em adaptar-me a isso. Tive de aumentar a minha equipa para ter mais pessoas a dar apoio, tive que reestruturar a forma como as aulas em grupo eram dinamizadas, adaptei a forma como os conteúdos e dinâmicas eram apresentados, mas isso não me fez deixar de crescer o meu negócio, pelo contrário, motivou-me e motivou os meus alunos a olharem para os meus resultados e a quererem também eles obter resultados semelhantes.
Reflita agora: será que alguma vez este tipo de crença limitadora já o impediu de abrir espaço ao crescimento do seu negócio?
Noutra perspetiva, encontro discursos do género:
“Ana, eu vou lançar o meu Curso Online, mas se eu não tiver pelo menos 10 pessoas, não avanço com a turma”.
Também não faz sentido esta abordagem, está de novo a limitar-se, mas desta vez ao contrário do exemplo anterior.
Na minha primeira turma online, eu tive apenas um inscrito, uma única pessoa que me pagou 17 euros. Aprendi ao máximo com essa experiência e oportunidade que me foi dada. Cresci como empreendedora, cresci como pessoa e como consequência, depois vieram mais pessoas ao meu encontro e hoje tenho perto de 700 alunos no Online, mas tudo começou com esse primeiro aluno.
Imagine se eu tivesse recusado esse primeiro aluno, se eu tivesse decidido não arriscar, somente porque o resultado não tinha ido ao encontro das minhas expetativas.
Com estes exemplos quero mostrar-lhe que não faz sentido absolutamente nenhum limitar-se. Ao invés, deve dar outro significado ao desafio que está perante si, aprenda a ressignificar não só para si, mas também perante quem trabalha consigo.
Por exemplo, imagine que diz que quer ter 10 alunos numa turma, mas acaba por ter 5 ou menos, pode dizer a esses alunos: “Fantástico! Tens a oportunidade de fazer parte de um grupo exclusivo, onde vais ter um acompanhamento personalizado, como se fosse um serviço individual, mas a preço de grupo”.
Na perspetiva contrária, imagine que tem uma turma de 100 ou 200 pessoas, pode dizer aos seus alunos: “Excelente! Aqui tens a oportunidade de ter uma diversidade de áreas, de pessoas, experiências e histórias de vida, que também vão de certeza enriquecer o teu percurso”. Eu recomendo muito aos meus empreendedores digitais, começarem com aquilo que eu chamo a Turma Beta, que é uma turma teste, onde praticamente vamos testar os conteúdos para depois lançar a turma oficial.
Com este modelo existem várias vantagens: o aluno tem acesso a um valor mais barato, conteúdos em primeira mão, criados com ele e para ele e acesso a um acompanhamento personalizado.
Mas ainda assim, há muitos alunos meus que dizem “Ana, mas será que a pessoa não pode desvalorizar o facto de ser uma turma experimental?” Absolutamente não. Pelo contrário, todos os meus Programas Online, que já são muitos, tiveram uma Turma Beta – e esses meus alunos Beta, eles próprios autointitulam-se de Membros Fundadores. Até hoje são aqueles que se sentem mais privilegiados e os próprios dizem: “nós somos os membros fundadores da turma da Ana”. Por exemplo, o meu Curso TYP –Certificação em Instrução Online, teve uma turma Beta com 44 alunos e esses até hoje são os membros fundadores.
A questão real sobre o medo de ser-se desvalorizado vem de como comunica com essa turma. No meu caso, eu não lhes disse que eles iam ser cobaias ou testers. Eu disse-lhes que iam fazer parte de uma turma VIP, onde iam ser membros criadores, fundadores de algo único e inovador no mercado. Estes alunos, iriam ter o meu acompanhamento dedicado e personalizado a 100% e juntos iriamos criar algo completamente novo no Mercado Português.
Repare como a sua comunicação vai ditar a autoridade e o poder da oferta que está a fazer às pessoas que vão trabalhar consigo.
Lembre-se que você é o maior limite presente no seu negócio. Se diz que se tiver muitas pessoas não vai dar conta do recado e que se tiver poucas pessoas não vai aceitar – então nunca vai encontrar o ponto de equilíbrio. Tem de estar disposto a chegar ao máximo, mas também agradecer aquilo que lhe foi dado.
Imagine se eu tivesse dito que no meu primeiro lançamento queria pôr numa turma 50 alunos e só coloquei apenas um, eu tive de ficar grata por esse aluno e no lançamento seguinte trabalhar para conseguir mais.
Lembre-se disto, na maior parte das vezes o grande limite ao nosso negócio está dentro da nossa cabeça.
Por isso, termino como comecei, os limites que tem no seu negócio, estão única e exclusivamente dentro da sua mente.
O nosso sucesso e os nossos resultados são uma extensão daquilo que acreditamos.
Por isso, acredite mais em si e no Seu Negócio e não se vais arrepender!
Ana Cristina Rosa
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