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Que tipo de Empreendedor é no seu negócio?

Saber que tipo de empreendedores somos no nosso negócio é muito importante, pois mostra uma grande capacidade de autorreflexão e de conhecimento próprio muito profundos, o que nos dá a capacidade de nos autoavaliar, o que, consequentemente,  traz sempre com isso uma mudança positiva. 

Por isso, eu pretendo que reflita sobre o seu percurso como empreendedor e analise através das suas ações para com o seu negócio que tipo de empreendedores é.

Ao longo do meu percurso, confrontei-me com vários empreendedores e sempre houveram 3 tipos que nunca me passaram desapercebidos:

1º O Empreendedor ETERNO APRENDIZ

O primeiro é aquele tipo de pessoa que participa em todo o tipo de eventos está sempre a ler todo o tipo de livros, a frequentar novos cursos, novos programas, presenciais ou online, e aquilo que ele sente é que todo aquele conhecimento nunca é suficiente, ou seja, precisa sempre de mais informação para poder passar à ação, o que o faz ir sempre À procura de conhecimento, mas que nunca passe para aa ação!

2º O Empreendedor NETWORKER

Aquele que adora participar em eventos com o intuito de criar ligações – é aquele tipo de pessoa que conecta, que troca contactos, que no final dos cursos e dos eventos combina encontros e que troca mensagens em grupos com outras pessoas. O que realmente é importante para ele é conhecer todo o tipo de pessoas.

Têm excelentes redes de contactos, conhecem muita gente, participam em muitos eventos, mas a verdade é que isto não é suficiente para terem grandes resultados no seu negócio.

3º O Empreendedor MÃOS NA MASSA 

São aquelas pessoas que participam em eventos, que gostam muito de aprender, também têm uma boa rede de contactos e gostam de partilhar ideias com os outros, mas assim que chegam a casa põem as mãos na massa e fazem acontecer.

Não quer dizer que sintam que já têm todos os conhecimentos ou toda a informação, mas sabem que a transformação acontece no caminho, acontece ao longo da jornada e se nós estivermos à espera de termos toda a informação e conhecimento para fazermos alguma coisa, a verdade é que provavelmente esse dia nunca vai chegar.

Isto faz-me lembrar do momento em que eu quis levar o meu negócio para o mundo online. Durante muito tempo fui o primeiro tipo de empreendedor, ou seja, sentia que precisava sempre de mais e de mais ferramentas e por isso aprendia sobre marketing digital, plataformas online, gravação de vídeos, os melhores equipamentos, entre as mais variadíssimas áreas, porque sentia que ainda não estava preparada o suficiente e tudo isto atrasou todo o processo!

Claro que hoje com o distanciamento necessário, consigo ver que a única coisa que estava presente naquele momento, era um enorme medo de não ser bem-sucedida, de não gerar os resultados que queria e de facto sair da minha zona de conforto – porque estar sempre a aprender e no mundo do conhecimento, para mim, já era uma zona de conforto e eu não queria entrar na minha zona de desafio.

Por isso é que gosto de chamar a atenção aos meus empreendedores, porque muitos deles quando começam a aprender e a criar os seus cursos online, ficam muitas vezes perdidos num mar de mil e uma coisas, porque têm de criar um logótipo, têm de encontrar sempre mais informação, têm de ler não sei quantos livros, têm de ser eles a fazerem o próprio site e todas aquelas coisas que não são as atividades principais do seu negócio, mas sim atividades paralelas!

Por outro lado, temos aquele tipo de empreendedores que adoram falar com toda a gente, têm imensos contactos, têm mil e uma ideias e estão sempre a falar delas, mas depois nada acontece na prática.

Todos eles têm pontos positivos, sem dúvida, mas o terceiro exemplo, o modelo “Mãos na Massa”, é aquele que efetivamente nos dá os resultados. Podes ter todo o conhecimento e todos os contactos do mundo, mas se efetivamente não fizer acontecer e não colocar as “mãos na massa”, então não vai obter os resultados que deseja alcançar.

 

Pense nas pessoas que têm os resultados que quer ter, nas pessoas que admira e que já têm o sucesso que também queres alcançar no seu negócio. Tenho a certeza absoluta que se observar o percurso dessas pessoas, vai perceber que são pessoas de foco e ação, mais do que tudo, elas fizeram acontecer e por isso é que têm os resultados que têm.

 

Por isso reflita: Qual é o seu tipo de empreendedorismo?

Ana Cristina Rosa

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Joana Mota

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