A auto consciência de nós mesmos é o primeiro grande passo que temos de dar, quando queremos aprofundar as questões da produtividade e da liderança. E, nesse passo, é importante também conhecer as grandes necessidades básicas do ser humano. Elas são responsáveis por grande parte das nossas ações e, por isso, tomar consciência delas, ajuda-nos a entender o nosso comportamento, a melhorá-lo e a entender os outros também.
Então, as 4 grandes necessidades básicas do ser humano são:
Isto quer dizer que o ser humano tem esta necessidade de sentir que, quem está do outro, realmente, está presente, conectado e estabelece contacto visual.
Quando estamos com outra pessoa, temos de ir além da escuta verbal e também observar a sua linguagem corporal, ou seja, estar atento e saber ‘escutar’ aquilo que a pessoa está a dizer nas entrelinhas.
Precisamos de valorizar as capacidades dos outros, de as empoderar. Por exemplo, quando falamos de equipas de trabalho, quando alguém é elogiado, sente vontade de repetir esse comportamento. Por isso, é tão importante sabermos reconhecer e notar.
Quando erramos, há, quase sempre, um sentimento de culpa associado e é difícil lidar com esse sentimento.
Uma esta estratégia que nos ajuda a lidar com essa culpa é perguntarmo-nos qual foi a intenção daquela ação. Esta pergunta vai ajudá-lo a apaziguar a culpa e a dor que sente por causa dela e também a tornamo-nos mais flexíveis com os erros dos outros.
Precisamos de pertencer a algo, por isso, identifique os grupos a que pertence, as comunidades de que faz parte e avalie o seu grau de satisfação por pertencer a cada um deles. Identifique também aqueles grupos ou comunidades, aos quais ainda não pertence, mas que gostaria.
De 0 a 10, quanto é que está satisfeito com os seus grupos e comunidades, sendo que 0 é nada satisfeito e 10 é muito satisfeito?
Ter consciência dessas necessidades e perceber de que forma as cumpre para si, ajuda-o a ter uma maior consciência de si mesmo e aumentar a flexibilidade em relação às suas atitudes e comportamentos e também com as dos outros. E ainda, permite-lhe avaliar e melhorar aquilo que considera que pode ser potenciado em si, por forma a potenciar também a sua relação com os outros.
Patrícia Rosa
(Alta Produtividade)
“Não tenho tempo” “Não tenho dinheiro” “Não tenho…” Estas são algumas das afirmações mais proferidas…
Num mundo cada vez mais competitivo, mais exigente, mais volátil, assiste-se a uma necessidade crescente…
Quando falamos de Sucesso, realização pessoal e profissional, sentido de propósito, naturalmente vamos dar a…
Muito se fala da necessidade de aprender a gerir o nosso tempo, definir grandes objetivos,…
Sempre fui muito procrastinadora e isto tinha a ver com um aspeto, muito característico da…
A única maneira de nos tornarmos super produtivos é termos a noção de que somos…