Top view of to do list on notebook paper with pen on table vintage style concept.
Cumprir a agenda é um desafio para a maioria das pessoas. Para mim também! E há um erro que é muito comum e que quase todos os meus alunos e clientes o cometem e até eu própria tenho, muitas vezes, que me colocar em alerta para não insistir nele.
E esse erro é colocarmos tarefas complexas, ou seja, aquelas que não podem ser concluídas com uma única ação, na nossa agenda. Imagine, por exemplo, que coloca na sua lista “elaborar o relatório do mês”, mas concluir esta tarefa compreende várias ações, como, eventualmente, ter de solicitar a colegas determinadas informações, ter ainda de fazer tabelas e depois preenchê-las… ou seja, precisa mais do que uma ação para a terminar. E, quando assim é, a probabilidade de não as conseguirmos concluir é grande! E é possível que procrastinemos e que adiemos a sua conclusão e isso vai gerar desconforto, desmotivação…
Por isso, a grande dica que tenho para si é que transforme as grandes tarefas em pequenas e simples, de maneira a que possam ser concluídas com uma única ação. E como se faz isto?
Então, imagine que decide que, para a próxima semana, vai adotar um plano de alimentação saudável. Isto é um grande objetivo e, lá está, é uma tarefa complexa e a probabilidade de não a concretizar é grande. Mas, se desmontar isto em pequenas ações, estabelecendo micro resoluções, por exemplo, fazendo, como primeiro passo, uma lista de alimentos saudáveis que tem de comprar no supermercado para preparar o seu novo plano de alimentação, já estará a tornar a tarefa simples e de fácil cumprimento.
Quando concretizamos uma pequena ação, imediatamente sentimo-nos motivados e confiantes, porque, é tão simples de concretizar que não há lugar para procrastinar, para escapar à sua realização. Na verdade, são os pequenos sucessos que geram a motivação, que geram confiança e resultados. E o contrário também é verdade. Quando andamos constantemente a adiar tarefas, sentimo-nos assoberbados, porque estamos sempre a acumular coisas na nossa lista que nunca terminamos. Isto vai desencadear falta de confiança e comprometer os nossos resultados e, logo, o nosso sucesso.
Por isso, comece já a desmontar as grandes resoluções, as grandes tarefas e os grandes objetivos em pequenas ações, porque isso vai garantir que as cumpre e vai contribuir para que se sinta mais confiante.
As micro resoluções têm um impacto gigante nas nossas vidas, porque as conseguimos cumprir, o que, por sua vez, melhora os nossos resultados e vamos sentirmo-nos continuamente motivados para avançar para a próxima ação. Quando der conta, tem o seu grande objetivo concluído!!
Patrícia Rosa
Alta Produtividade
“Não tenho tempo” “Não tenho dinheiro” “Não tenho…” Estas são algumas das afirmações mais proferidas…
Num mundo cada vez mais competitivo, mais exigente, mais volátil, assiste-se a uma necessidade crescente…
Quando falamos de Sucesso, realização pessoal e profissional, sentido de propósito, naturalmente vamos dar a…
Muito se fala da necessidade de aprender a gerir o nosso tempo, definir grandes objetivos,…
Sempre fui muito procrastinadora e isto tinha a ver com um aspeto, muito característico da…
A única maneira de nos tornarmos super produtivos é termos a noção de que somos…